Em dois minutos

Comparte
Enviar Imprimir Facebook Tuenti Twitter
Tamaño de letra


Na província de Huesca, a 24 Km de Barbastro, encontra-se o santuário de Torreciudad, na margem esquerda do rio Cinca junto à albufeira de El Grado, numa paisagem de grande beleza natural. Construiu-se muito próximo da antiga ermida que é origem da devoção à Virgem de Torreciudad desde o século XI. O nome provém de uma velha torre de vigilância da época árabe, cujas ruínas se encontram a uns metros da ermida.

O santuário está dedicado à Virgem Maria. A sua construção foi promovida por São Josemaria Escrivá de Balaguer, fundador do Opus Dei, e abriu-se ao culto em 1975. O conjunto, obra do arquiteto Heliodoro Dols, destaca-se pela variedade de formas que consegue criar com um elemento construtivo básico, o tijolo. É uma obra de arte que interpreta de um modo criativo os elementos construtivos tradicionais em Aragón.

No seu interior destaca-se o retábulo, esculpido em alabastro por Joan Mayné, que representa diversas cenas da vida da Virgem Maria. No centro encontra-se a talha românica. Todas as linhas do santuário convergem para o retábulo, no centro do qual se encontra o sacrário, que facilita a oração diante de Jesus realmente presente, e a imagem da Virgem. À esquerda acrescentou-se uma imagem de São Josemaría Escrivá de Balaguer. Na capela do Santíssimo encontra-se um Cristo em bronze dourado ao fogo, esculpido pelo artista italiano Pasquale Sciancalepore. Também é notável o órgão, com mais de quatro mil tubos.

A nave principal inclui um coro alto, e por baixo há uma cripta com dezenas de confessionários repartidos em três capelas dedicadas a invocações da Virgem do Pilar, de Loreto e de Guadalupe. Uma quarta capela, de planta circular, está dedicada à Sagrada Família. O edifício fica enquadrado por una esplanada cercada por arcadas.

Todas as atividades do santuário têm como centro o culto eucarístico, em particular a celebração da Missa, e a veneração da Virgem. Também é lugar de acolhimento de numerosas peregrinações e romarias. A entrada é livre, e proporcionam-se gratuitamente informação escrita e audiovisual e visitas guiadas.

Atualmente é um dos centros de atração mais importantes da zona, acolhendo concertos de órgão e outras manifestações culturais. Ainda promove a chamada Ruta Mariana, que liga Zaragoza (basílica do Pilar), Torreciudad, Montserrat, Meritxell (Andorra) e Lourdes. A festa da Virgem de Torreciudad celebra-se no domingo a seguir ao dia 15 de agosto.

Torreciudad Santuario de Torreciudad
22391 Torreciudad (Huesca)
Tel: 974 30 40 25
info@torreciudad.org
Colaboran
Turismo de Aragón Fundación Cardenas Rosales
¿Qué es Torreciudad?
-------------------------------------------
Organiza tu visita
-------------------------------------------
Vive el santuario
-------------------------------------------